Início Turismo

Turismo

[vc_custom_heading text=”TURISMO” font_container=”tag:h2|text_align:center|color:%23ffffff”]

Serraria é famosa pela sua paisagem serrana e seu clima agradável. Antigamente, a região teve muitas florestas de palmeiras. Vales verdejantes adornam velhos engenhos onde se formou um tipo de aristocracia rural, de nomes ilustres, como os Fabrício, os Duarte e os Santos Lima. No ambiente do Engenho Baixa Verde foram realizadas as filmagens de época para um documentário sobre o histórico passado de Serraria.

Principais Pontos Turísticos

Engenho Baixa Verde

Tem arquitetura imponente e guarda o seu aspecto original, com capela, casa curada, casa grande e portentoso gradis que guarnecem um pátio que servia, no passado, para a secagem do café. Uma visita ao Baixa Verde favorece a visão do grande engenho senhorial de antigamente. O local é propriedade privada da família Spínola. Os visitantes serão bem-vindos, mas devem comunicar, previamente.

Mata do Grilo

O local tem preservação ecológica e guarda uma atração especial: – a Pedra da Furna, antiga residência de Índios. Para visitá-la o turista deve ter espírito aventureiro, pois as trilhas são precárias e faz-se necessária o acompanhamento de guias experientes.

Caminhos do Frio

O Caminhos do Frio é uma rota cultural que acontece anualmente na região serrana do Brejo paraibano, numa realização do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano e das sete prefeituras envolvidas, contando com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e PBTur, Corpo de Bombeiros e Sebrae Paraíba. Com objetivo de formar um espaço padronizado para a divulgação dos municípios, bem como dos produtos locais. Ofertas turísticas são apresentadas na Rota Cultural. São novos produtos turísticos com foco na produção associada e na melhoria dos serviços ofertados ao evento, o objetivo é movimentar a economia e proporcionar aos turistas uma rica programação cultural, bem como vivenciar experiências, através de novas ofertas turísticas em alguns municípios.
Fazem parte do Caminhos do Frio, os municípios de Areia, Pilões, Solânea, Serraria, Bananeiras, Alagoa Nova e Alagoa Grande.

Saiba Mais:

Município – Areia
Localização – distante a 130 km de João Pessoa
Período do Caminhos do Frio – de 14 a 20 de julho
Município – Pilões
Localização – distante a 120 km de João Pessoa
Período do Caminhos do Frio – de 21 a 27 de julho
Município – Solânea
Localização – distante a 140 km de João Pessoa
Período do Caminhos do Frio – 28 de julho a 3 de agosto
Município – Serraria
Localização – distante a 90 km de João Pessoa
Período do Caminhos do Frio – de 4 a10 de agosto
Município – Bananeiras
Localização – distante a 136 km de João Pessoa
Período do Caminhos do Frio – de 11 a 17 de agosto
Município – Alagoa Nova
Localização – está a pouco menos de 100 km de João Pessoa
Período do Caminhos do Frio – de 18 a 24 de agosto
Município – Alagoa Grande
Localização – distante a 103 km de João Pessoa
Período do Caminhos do Frio – de 25 a 31 de agosto

Festa Junina de São João

O Melhor São João Pé de Serra do Brejo e comidas típicas só Serraria tem. A cidade, uma das mais agradáveis do Brejo com paisagens encantadoras, promove dias de arrasta-pé durante os festejos juninos. O empenho em fazer uma das melhores festas de São João do brejo, valorizando o autêntico forró pé de serra.
A cidade realiza arraiá montado em praça pública, em frente a igreja, com um festival de quadrilhas juninas. Onde diversas agremiações nos prestigiam com a presença.
Para quem vai optar por brincar o São João em Serraria, é recomendável usar agasalho para se proteger da temperatura amena, abaixo de 20º, que se registra nessa época do ano na cidade. Os turistas vão desfrutar do friozinho e degustar da culinária local e das comidas típicas do período junino.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support