Fechamento do Lixão da Cidade

O Município de Serraria encerrou as atividades do lixão a céu aberto, iniciando o mês de agosto dando destinação correta aos seus rejeitos para o aterro sanitário na cidade de Guarabira/PB, fazendo cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).
O Ministério Público da Paraíba está executando a fase de análise e cumprimento dos acordos de não-persecução penal (ANPP) referentes ao projeto “Fim dos lixões da Paraíba”, iniciado em 2018. No inicio do mês, foram apresentadas 17 petições ao Tribunal de Justiça, sendo oito, a extinção da punibilidade dos gestores que de fato passaram a dar destinação adequada aos resíduos sólidos.
O Procurador Geral de Justiça da Paraíba, Francisco Seráphico, explicou que desde o início do projeto o objetivo do Ministério Público sempre foi interromper a prática de crime ambiental que a manutenção de lixões a céu aberto representa.
Cumpriram o acordo e encerraram os lixões alguns prefeitos, entre eles, Petrônio de Freitas (Serraria).
Com o fechamento do lixão e encaminhamento dos resíduos para o aterro de Guarabira, o município terá algumas mudanças no sistema de coleta convencional, visando à implantação da coleta seletiva no município.
A coleta seletiva tem como objetivo reduzir em volume e peso na disposição final e incentivar a criação e o desenvolvimento de associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis na cidade, que visem o bem estar da população.
Dessa forma, a Prefeitura espera resolver um problema que se arrasta há mais de 20 anos. Para isso, precisa contar com o apoio da população para a cidade seja mais limpa e organizada, com melhor qualidade de vida, garantindo às gerações futuras seu direito a um ambiente protegido e preservado.
Nesta sexta-feira, 14/08, a Técnica da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Juliana Ferreira, o Chefe de limpeza urbana Cícero Pereira e o Prefeito Petrônio de Freitas Silva, estiveram reunidos com a Engenheira Ambiental Camila Prudêncio para Elaboração do PRAD – Plano de Recuperação da Área Degradada do Lixão, onde será feita toda recuperação do local de acordo com as normas ambientais.

>>>>>>>>>>UMA HISTORIA, UM NOVO FUTURO<<<<<<<<<<

COMPARTILHAR