Serraria promove dia de campo e vai distribuir mudas para cultivo do café agroecológico

04/10/2023 12h39 Atualizado há 5 meses atrás

A Prefeitura de Serraria realizou nesta terça-feira (3) um dia de campo na propriedade do senhor Albertino Guedes com professores e estudantes da UFPB, agricultores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, jovens do NUCA, equipes da EMPAER municipal e regional e equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, com o intuito de revitalizar a cultura do café no município de maneira agroecológica e diversidade, promovendo a partilha de conhecimentos entre todos os envolvidos.

“Em conjunto com os parceiros, a Prefeitura estará nos próximos meses distribuindo mais de 18 mil mudas de café e incentivando o cultivo agroecológico nos agroecossistemas familiares de nosso município”, confirmou o prefeito Petrônio Freitas.

A participação da juventude do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que é um grupo formado por meninas e meninos, de 12 a 18 anos, que participam do Selo UNICEF, é de suma importância, pois é a juventude que vai semear sustentabilidade e equilíbrio ambiental para nossos descendentes.

De acordo com o secretário de Agricultura, Gil Alves, serão beneficiadas mais de 500 famílias de todas as comunidades rurais que tiverem interesse no cultivo do café, seguindo a orientação dos pesquisadores da UFPB, campus Bananeiras e EMPAER, sendo supervisionado pelo órgão municipal.

Agricultura agroecológica

Ciência que fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas tanto produtivos quanto preservadores dos recursos naturais, e que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis, proporcionando assim, um agroecossistema sustentável.